Objetivos & Atividades

  

Objetivos
A Iniciativa Comparativa de Relações Humanas estuda as relações de poder entre pessoas b_w2.jpg (10608 bytes)consideradas "brancas" ou "negras" em função do que se percebe como "raça" ou "aparência" no Brasil, na África do Sul e nos Estados Unidos. Exploramos o racismo – a utilização de características superficiais para conferir privilégios a alguns e desvantagens a outros – e como ele opera e se sustenta. Examinamos também razões e maneiras de superar as conseqüências do racismo.

Nosso enfoque é sobretudo nos negros e nos brancos. Isto não significa reificar a categoria "raça" ou desconhecer as experiências de outros grupos que também sofrem formas de preconceito e discriminação nesses países. Ao contrário, o trabalho da Iniciativa enfatiza as ligações entre todas as formas de preconceito. É valioso o estudo detalhado de cada peça do complexo quebra-cabeças das relações humanas nesses países, se queremos entender o todo.

No final, a solução do racismo, do sexismo e de outras formas interligadas e interativas de desigualdade será encontrada em movimentos amplos e multifacetados – "novas maiorias" – no sentido de assegurar os direitos humanos fundamentais de todas as pessoas. Por esta razão, o objetivo maior da Iniciativa é o de contribuir para dicersos esforços no sentido de desenvolver sociedades mais justas em que a condicão racial, de gênero, étnica, de cor e outros marcadores superficiais da identidade não sejam empregados como critérios para a alocação de bens, benefícios, direitos e oportunidades da sociedade.

kids.jpg (6726 bytes)Examinamos e comparamos o Brasil, a África do Sul e os Estados Unidos porque eles têm muito em comum. Cada uma dessas nações tem uma população grande e desproporcionalmente pobre de pessoas de ascendência africana e uma história de recusar a essas pessoas, através de meios legais e/ou informais, o desfrute igual de direitos e privilégios. Esses países encontram-se em fases distintas de desenvolvimento e cada um tem características excepcionais; entretanto, todos sofrem de forma crescente as tendências comuns e os rumos transnacionais que estão redimensionando as dinâmicas das relações intergrupais e forçando uma redefinição de identidades, prioridades e interesses. Essas tendências estão criando novos níveis de interdependência global e imperativos de incrementar os esforços de avançar para além do racismo

 

Atividades
A Iniciativa Comparativa de Relações Humanas teve início como um projeto da Fundação Sulista de Educação [Southern Education Foundation] em fins de 1995, quando promoveu uma séria de reuniões informais realizadas em Atlanta, nas quais destacados intelectuais, militantes e analistas de políticas públicas discutiram a questão racial, o racismo e a desigualdade nos Estados Unidos, na Africa do Sul e no Brasil. Logo em seguida, a diretora da Iniciativa, Lynn Huntley, viajou para cada país, realizando consultas com uma gama ampla de pessoas e de organizações.

Até meados de 1996, a Iniciativa já havia estabelecido uma colaboração operativa com o Instituto para a Democracia na África do Sul (Idasa) e com uma coalizão informal de grupos e indivíduos no Brasil. A Iniciativa também criou um Grupo International de Trabalho e Consultoria (IWAG), composto de destacados homens e mulheres dos três países. Esse Grupo ajudou a orientar a Iniciativa e participa plenamente em todas as suas atividades. A primeira reunião do Grupo foi realizada em Charleston, Estado de Carolina do Sul, EUA, em outubro de 1996.women_shake.jpg (10698 bytes)

Após embarcar num estudo da literatura existente, a Iniciativa encomendou um grande número de trabalhos tópicos e comparativos de cada país. Esses trabalhos foram utilizados no desenvolvimento dos relatórios e das publicações correlatas da Iniciativa.

A Iniciativa envolveu algumas centenas de intelectuais, militantes, autoridades governamentais, lideranças comunitárias e representantes do setor privado em consultas realizadas em Atlanta (abril de 1997), Rio de Janeiro (setembro de 1997) e Cidade do Cabo (março de 1998). O Grupo Internacional de Trabalho e Consultoria reuniu-se em outubro de 1998 para elaborar o seu próprio consenso e aprofundar a sua compreensão coletiva da matéria. Em 1999, através de uma pequena equipe e um punhado de consultores, a Iniciativa elaborou as versões finais das Publicações da Iniciativa, que estão disponíveis para download neste site.

Comparativa de Relações Humanas
SEF -
Fundação Sulista de Educação
Resumo dos Objetivos e Atividades | SEF | Grupo Internacional de Consultoria e Trabalho | Agradecimentos